A utilização de filmes para a aprendizagem da Língua Inglesa: uma abordagem acerca do método Desuggestopedia e dos novos letramentos
Palavras-chave:
Desuggestopedia, Multimodalidade, Letramento DigitalResumo
Resumo: Diante da necessidade de se aprender uma segunda língua, propomos com esse trabalho um método que busque deixar os alunos mais relaxados para a aquisição de uma segunda língua (L2), em especial, a língua Inglesa, que traga mais interesse por parte desses alunos, unindo o que eles gostam de fazer a uma forma de aprender. Nosso objetivo é, pois, analisar como a aprendizagem de Língua Inglesa pode ser propiciada através de filmes e como o método Desuggestopedia pode estar associado a esta técnica de se aprender Inglês, associando também aos novos letramentos e as novas formas de compreender o texto na cultura digital.
Referências
ANSTEY, M.; BULL, G. "Helping Teachers to Explore Multimodal Texts". In: Curriculum Leadership: An Eletronic Journal for Leaders in Education. Education Services Australia, vol. 8, issue 16, 2010. Acesso em 15 de junho de 2015.
BRASIL. Secretaria de Educação Básica. Orientações Curriculares para o Ensino Médio: linguagens, códigos e suas tecnologias. Brasília: MEC/SEB, 2006, vol. 1, p. 85-124.
FERRAZ, D. M. Letramento Visual: A Leitura de Imagens nas Aulas de Inglês. Jundiaí: Paco Editorial, 2012.
GOMES, F. W. B. O Uso de Filmes Legendados como Ferramenta para o Desenvolvimento da Proficiência oral de Aprendizes de Língua Inglesa. Ceará, 2006. Acesso em 20 de junho de 2015.
GARDNER, H. Frames of Mind: The Theory of Multiple Intelligences. Perseus, 1983.
HOECHSMANN, M.; POYNTZ, R. Media Literacies: A Critical Introduction. Oxford: Wiley-Blackwell, 2012.
LARSEN-FREEMAN, D. Techniques and Principles in Language Teaching. New York: University Press, 2000.
LANKSHEAR, C.; KNOBEL, M. New Literacies: Everyday Practices and Social Learning. New York: Open University Press, 2011.
LEEUWEN, Theo van. "Multimodality". In: SIMPSON, J. (Org.). The Routledge Handbook of Applied Linguistics. New York: Routledge, 2011, p. 668-682.
MAGNABOSCO, Gislaine Gracia. "Hipertexto: algumas considerações". In: CELLI – Colóquio de Estudos Linguísticos e Literários. Maringá: n. 3, pp. 1389-1398, 2009. Acesso em: maio de 2015.
MARCUSCHI, L.A. XAVIER, A.C. Hipertexto e gêneros digitais novas formas de construção de sentido. Rio de Janeiro: Lucerna, 2005.
PRIMO, Alex. "Quão interativo é o hipertexto? Da interface potencial à escrita coletiva". In: Fronteiras: estudos midiáticos. São Leopoldo, v.2, n.2, pp. 125-142, 2003.
NORTON, B. "Identity". In:______ (Org.). The Routledge Handbook of Applied Linguistics. New York: Routledge, 2011, p. 318-330.
PAIVA, V. L. M O. O uso da tecnologia no ensino de línguas estrangeiras: breve retrospectiva histórica. Universidade Federal de Minas Gerais. (Prelo). Acesso em 18 de junho de 2015.
RAMAL, Andrea Cecilia." Ler e escrever na cultura digital". In: Revista Pátio. Porto Alegre, ano 4, no. 14, pp. 21-24, agosto-outubro 2000. Acesso em: maio de 2015.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2015 Ciencidade-Ciberpub
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.