Sobre a Revista
Processo de Avaliação pelos Pares
Histórico do periódico
O Ciencidade-Ciberpub (ISSN: 2317-1588) surgiu em agosto de 2012, com o objetivo de viabilizar a produção e a leitura de uma variante hipertextual e multimodal do gênero artigo científico, o “ciberartigo” (FERREIRA, 2014). Trata-se de um modelo prototípico construído através de potencialidades presentes no suporte digital, a saber: integração de diferentes linguagens e ferramentas de colaboração entre os usuários. Entretanto, devido à alta demanda de suporte técnico, o sistema original se encontra em “hibernação”, aberto a parcerias para seu desenvolvimento técnico e conceitual (CIBERPUB ANTIGO).
No momento, o site atual do Ciberpub foi construído para dar continuidade à submissão e à publicação dos ciberartigos de modo a atender as recomendações do IBICT/Qualis, e a ter uma demanda técnica adequada às necessidades. São publicados apenas artigos originais nas áreas de Linguística, Comunicação e Educação, através de uma política de acesso aberto e Open Peer Review. Em seus manuscritos, os pesquisadores são incentivados a utilizar recursos hipertextuais e multimodais, entre outros. Nesse sentido, para dar suporte à edição dos textos em parâmetros digitais, optou-se pelo formato HTML, a partir do qual os autores podem inserir linguagem de programação para diversos conteúdos.
Em âmbito internacional, há diversas propostas que, em certa medida, dialogam com o Ciberpub, a saber: os periódicos Kairos, Enculturation, JAR e Jove, e o sistema de publicação digital da Elsevier, chamado inicialmente Article of the Future. Embora compreendam objetivos e áreas distintas, esses periódicos trazem o uso de multimídia e do hipertexto digital como características similares.
Foco e Escopo
O Ciberpub é um periódico de fluxo contínuo cujo desenvolvimento foi apoiado por organismos de ensino e pesquisa das Universidades Federais de Sergipe (UFS) e de Pernambuco (UFPE). O periódico tem como objetivo a divulgação científica nas temáticas diversas nas áreas de Linguística, Comunicação e Educação. Neste espaço, a linguagem é o eixo transversal para discutir, divulgar, apontar soluções ou, até mesmo, questionar sobre diversos assuntos.
ISSN: 2317-1588
Processo de Avaliação pelos Pares
Os artigos submetidos passam por uma breve avaliação para confirmar que seja realmente de conteúdo científico e com as características hipertextuais e multimodais incentivadas pela revista. Após essa inspeção, o texto fica disponível para a leitura de em formato de “Preprint”. Em seguida, os artigos são avaliados através de uma revisão por pares aberta, na qual são aplicadas as seguintes categorias: Identidades abertas: autores e revisores estão cientes da identidade um do outro. Participação aberta: pesquisadores cadastrados no periódicos (e não apenas os revisores convidados) podem contribuir para o processo de revisão.
O prazo máximo para o processo avaliativo é de três meses. Os aspectos considerados na avaliação dos artigos são os seguintes:
- questões referentes à forma: os aspectos gramaticais e estilísticos.
- questões referentes ao conteúdo: a relevância do tema abordado, a definição da questão principal, a estrutura, o desenvolvimento e a conclusão do trabalho.
Os pareceres envolvem três tipos de julgamento:
Aceito – o trabalho é aceito, aprovado e programado para publicação, podendo sofrer eventuais ajustes (respeitando-se o estilo e as opiniões dos autores, com vista a manter a qualidade editorial da revista.).
Revisão requerida – O artigo é aprovado, desde que sejam realizadas as modificações solicitadas pelos avaliadores (pareceristas).
Recusado – O artigo é retirado do ar por graves problemas identificados.
Destaca-se que serão convidados dois avaliadores (pareceristas). Havendo divergência de avaliação, o trabalho será encaminhado para um terceiro parecerista convidado, definindo, assim, o resultado final da submissão.
Política de Acesso Livre
Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.
Indexação/Indexation
O Ciberpub encontra-se indexada em:
-------------------------------------------------------------------
Código de Conduta Editorial
Política de Ética em Publicações e Declaração de Procedimentos Impróprios em Publicações.
Este Periódico Open Acess na área de Linguística, Comunicação e Educação tem o compromisso com a ética e qualidade de suas publicações. Padrões de comportamento ético são almejados por todas as partes – atores- envolvidas na publicação em nossa revista como o autor, o editor da revista, os revisores, avaliadores ad hoc, membros do conselho científico e editorial. Entre práticas não aceitáveis pela revista é a do plágio e autoplágio, mudanças somente de títulos em artigos anteriormente publicados, declarações fraudulentas ou intencionalmente imprecisas, bem como outras práticas não desejáveis.
Deveres dos editores:
- Decisão de publicação: Os editores da revista são os responsáveis pela deliberação sobre quais dos artigos submetidos à revista devem ser publicados, após a decisão dos avaliadores. Os editores são guiados pelas políticas do conselho editorial da revista e em estrita observância aos requisitos legais em matéria de difamação, violação de direitos autorais e plágio. Os editores podem consultar o Conselho Editorial ou colaboradores na tomada de decisões. Cabe, também, a cada membro do Conselho Editorial a função de ouvidor da comunidade científica atuante na área, garantindo a credibilidade acadêmica e a postura que se espera de uma revista científica.
- Regras justas: Os editores devem avaliar manuscritos no tocante ao seu conteúdo intelectual, sem distinção de raça, sexo, orientação sexual, crença religiosa, origem étnica, nacionalidade, ou a filosofia política dos autores e sem conflito de interesses.
- Divulgação e conflitos de interesse: Os editores devem se abster de avaliar manuscritos nos quais tenha algum conflito de interesse, resultante de relacionamentos competitivos ou colaborativos ou qualquer outro tipo de relacionamento ou conexões com qualquer um dos autores, empresas ou (possivelmente) instituições que estejam ligadas / conectadas aos artigos. Aos editores não caberá avaliar artigo de sua autoria, mesmo em co-autoria.
- Participação e cooperação nas investigações: Os editores devem tomar medidas de resposta razoáveis quando reclamações éticas foram apresentadas em relação a um manuscrito submetido ou artigo publicado.
- Erros fundamentais em obras publicadas: Quando um autor identificar um erro significativo ou imprecisão na sua própria obra publicada, é obrigação do autor notificar imediatamente os editores da revista e cooperar para retratar ou corrigir o artigo. Isso deve ser realizado por meio do endereço eletrônico da revista. Os editores deverão retirar qualquer artigo de publicação da revista, caso o autor assim o deseje e se manifeste pelo email da revista – ciberpub@gmail.com.
Deveres dos revisores:
- Contribuição para a decisão editorial: A revisão com contribuição do público (pesquisadores da área) auxilia os editores na tomada de decisões editoriais e por meio das comunicações editoriais com o autor pode, também, auxiliar os mesmos no aperfeiçoamento do artigo.
- Padrões de objetividade: Os comentários devem ser conduzidos de forma objetiva e ética e os avaliadores devem expressar suas opiniões claramente, com argumentos de apoio de acordo com o formulário de avaliação abaixo.
Formulário de avaliação de artigos:
Avaliador/Evaluator:
- Adequação do título ao conteúdo/Adequacy of the title to the content
Muito bom/Very Good
Bom/Good
Regular /Average
Fraco/Poor
Deficiente /Defective
- Originalidade/Originality
Muito bom
Bom
Regular
Fraco
Deficiente
- Clareza da redação/Clarity of wording
Muito bom
Bom
Regular
Fraco
Deficiente
- Organização do texto/Organization of the text
Muito bom
Bom
Regular
Fraco
Deficiente
- Vídeos, tabelas, imagens, gráficos e outros/Videos, tables, images, graphs and others
Muito bom
Bom
Regular
Fraco
Deficiente
- Clareza na definição do problema/Clarity in defining the problem
Muito bom
Bom
Regular
Fraco
Deficiente
- Abrangência da revisão bibliográfica/Scope of the bibliographical review
Muito bom
Bom
Regular
Fraco
Deficiente
- Relações do problema com a literatura/Relations of the problem with literature
Muito bom
Bom
Regular
Fraco
Deficiente
- Descrição da metodologia/Description of the methodology
Muito bom
Bom
Regular
Fraco
Deficiente
- Adequação da metodologia ao problema/Adequacy of the methodology to the problem
Muito bom
Bom
Regular
Fraco
Deficiente
- Profundidade de análise/Depth of analysis
Muito bom
Bom
Regular
Fraco
Deficiente
- Coerência das conclusões com objetivos/Consistency of conclusions with objectives
Muito bom
Bom
Regular
Fraco
Deficiente
Comentários/Comments:
Recomendação final/Final recommendation:
O artigo deve continuar publicado sem alterações/The article should be published without amendment.
O artigo deve continuar publicado se incorporar as modificações sugeridas/The article should be published if it incorporates the suggested changes.
Avaliador:
- Reconhecimento da fonte: Os pares avaliadores devem identificar obras publicadas relevantes que não tenham sido citadas pelos autores. O revisor também deve indicar aos editores sobre qualquer semelhança substancial ou sobreposição entre o manuscrito em questão e qualquer outro documento publicado de que tenham conhecimento pessoal.
- O autor de vários artigos publicados na revista, que possa não estar no Conselho Editorial, também poderá ser convidado a dar parecer sobre artigo submetido à publicação na revista.
Deveres dos autores:
- Padrões de relato: Os autores de relatórios de pesquisas originais deverão apresentar um relato preciso do trabalho realizado, bem como uma análise objetiva de seu significado. Dados subjacentes devem ser apresentados com precisão no artigo. Um documento deve conter detalhes e referências suficientes para permitir que outros possam replicar o trabalho. Declarações fraudulentas ou intencionalmente imprecisas constituem um comportamento antiético e são inaceitáveis.
- Originalidade e plágio: Os autores devem garantir que suas obras sejam totalmente originais, e se os autores usaram o trabalho e / ou palavras de outros autores estas devem ter sido devidamente citadas ou cotadas. Plágio, em todas as suas formas, constitui um comportamento antiético de publicação e é inaceitável.
- Publicações múltiplas, redundantes ou concorrentes: Um autor não deve, em geral, publicar manuscritos que descrevem essencialmente a mesma pesquisa em mais de uma revista ou publicação primária. Submeter o mesmo manuscrito a mais de uma revista simultaneamente ou publicar o mesmo artigo em diferentes revistas constituem um comportamento antiético de publicação e é inaceitável.
- Reconhecimento de fontes: O reconhecimento adequado do trabalho de outros autores deve ser feito sempre. Os autores devem citar as publicações que têm sido influentes na determinação da natureza do trabalho relatado. As informações obtidas em caráter privado, como na conversa, correspondência, ou discussão com terceiros, não devem ser utilizados ou relatados sem permissão explícita e por escrito da fonte. As informações obtidas no curso de serviços confidenciais, como manuscritos de arbitragem ou pedidos de subvenção, não devem ser utilizados sem a autorização explícita e por escrito do autor do trabalho envolvido nesses serviços.
- Autoria do artigo: A autoria deve ser limitada a aqueles que fizeram uma contribuição significativa para a concepção, projeto, execução ou interpretação do estudo relatado. Todos aqueles que fizeram contribuições significativas devem ser listados como coautores. Outros que tenham participado em certos aspectos substantivos do projeto de pesquisa também devem ser reconhecidos ou listados como contribuidores. O autor deve se assegurar que todos os coautores adequados e nenhum inadequado sejam incluídos no artigo, e que todos os coautores viram e aprovaram a versão submetida do documento e concordaram em sua apresentação para publicação.
- Divulgação e conflitos de interesses: Todos os autores devem divulgar em seus manuscritos qualquer conflito de interesse financeiro ou substantivo/material que poderiam influenciar os resultados ou as interpretações em seus manuscritos. Todas as fontes de apoio financeiro para o projeto devem ser divulgadas.
Taxa de autor(es)
Submissão, revisão e publicação do artigo: sem taxa/ Article Submission, review and publication: free.
Esta Política de Ética é baseada em recomendações da Elsevier, Scopus, Scielo e do COPE Diretrizes de Melhores Práticas para Editores de Revistas.
Fonte: http://publicationethics.org/files/Code_of_conduct_for_journal_editors_1.pdf
Direitos autorais
Licença Creative Commons/Creative Commons License
O Ciberpub na integralidade de seus trabalhos publicados, está licenciado sob a "Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional".
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
Ao enviar um artigo para a Ciberpub, o (s) autor (es) devem estar cientes de que a aprovação final é de responsabilidade do editor científico da revista. O cumprimento das condições especificadas nas "Regras Gerais para apresentação de trabalhos" é essencial para a publicação. A aceitação do manuscrito submetido implica automaticamente a atribuição de direitos autorais ao Ciberpub. O (s) autor (es) mantém (s) os direitos autorais e concede à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado simultaneamente sob a Creative Commons Attribution License, que permite o compartilhamento do material com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.