Recursos digitais no ensino de línguas: uma análise do 'Simpósio Hipertexto
Palavras-chave:
Hipertexto, TIC, Ensino de línguasResumo
Resumo: Este artigo propõe uma discussão acerca do uso de recursos digitais no ensino de línguas. Como base para essa pesquisa, foi traçado um histórico do Simpósio Hipertexto, evento multidisciplinar organizado pelo Núcleo de Estudos e Tecnologias na Educação (Nehte), que teve sua primeira edição em 2006, e tem sua 6ª edição agendada para 2015. Através de uma pesquisa feita em Anais e Periódicos do Nehte, constituiu-se um corpus através de trabalhos que abordam o uso das TIC (Tecnologias da Informação e Comunicação) englobando juntamente o hipertexto, os blogs e as redes sociais. Para a realização desse estudo, foram utilizados como aporte teórico Xavier (2010), Lèvy (2003), Marcuschi (2001), Soares (2002), Ramal (2000) e Alonso (2008).
Referências
ALONSO, K. M. "Tecnologias da Informação e Comunicação e Formação de Professores: sobre rede e escolas". Educação & Sociedade. Campinas, vol. 29, p. 747-768, 2008.
FRANÇA, L. C. M. “Letramento digital e participação social: o discurso midiático da Microsoft”. In: JAMES, Wilton et al. (orgs) Letramento e Participação Social. Aracaju, SE: Editora Criação, 2014.
LÈVY, P. As tecnologias da inteligência - o futuro do pensamento na era da informática. Rio de Janeiro: Editora 34, 1993.
MARCUSCHI, L. A. "O hipertexto como um novo espaço de escrita". Linguagem e Ensino, Vol. 4, Nº 1, 2001, p. 79-111
RAMAL, A. C. "Ler e escrever na cultura digital". In: Revista Pátio, ano 4, no. 14, agosto-outubro 2000, Porto Alegre, p. 21-24.
SOARES, M. "Novas práticas de leitura e escrita: letramento na cibercultura". Educação & Sociedade. [online]. 2002, vol.23, Nº 81, pp. 143-160.
XAVIER, A. C. "A (retórica) digital das redes sociais". Anais Eletrônicos. 3º Simpósio Hipertexto e Tecnologias na Educação, 2010.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2015 Ciencidade-Ciberpub
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.