O Twitter como ferramenta de apoio à publicidade online

Autores

  • Douglas Barreto Barreto
  • Lilian Cristina Monteiro França

Palavras-chave:

TWITTER, Publicidade online, rede social

Resumo

RESUMO: Muitas notícias são distribuídas constantemente através do microblog TWITTER e esse artigo tem como objetivo apresentar essas formas de noticiar os fatos e de fazer publicidade, através da classificação dos tweets que são publicados pelos perfis acompanhados, nesse caso o do Grupo Pão de Açúcar. O TWITTER tem mudado bastante desde o seu início em 2006, tornando-se uma ótima ferramenta para a publicidade online o que gerou o desenvolvimento de diferentes estratégias para distribuir as mensagens aos leitores. Sendo assim, as categorias selecionadas para o estudo dos tweets são: tweets que apresentam só links; tweets que apresentam textos e links e tweets que apresentam textos completos, sempre dentro do limite de 140 caracteres. Com base na análise dos conteúdos dos tweets procurar-se-á verificar em que medida o TWITTER é utilizado para enviar mensagens completas ou apenas redirecionar a leitura do internauta.

Referências

AZAMOR, Thales As 10 Maiores Redes Sociais do Mundo. Março, 2009. Acesso em 23/01/2012.

BARRETO, Diogo. Top 7 Ferramentas de Análise e Monitoramento do Twitter. Novembro, 2010. Acesso em 24/01/2012

KOTLER, Philip. Marketing 3.0: as forças que estão dominando o novo marketing centrado no ser humano. Rio de Janeiro,Editora, 2010.

PALAZI A. P.; OCTAVIANO C.I. “Apropriação Jornalística do Twitter: Uma Visão Seguindo Otto Groth”. VII Encontro Nacional de Pesquisadores em Jornalismo. USP (Universidade de São Paulo), São Paulo, 2009. Acesso em 17/11/2011.

PALAZI A.P.; ZANOTTI C. A. “O Twitter no Jornalismo: Uma Aproximação com a Obra Pioneira de Otto Groth”. Encontro de Iniciação Científica da PUC – Campinas, Campinas, 2009. Acesso 25/11/2011..

PAULA, Ricardo. 8 Ferramentas para monitorar mídias sociais. Abril, 2010. Acesso em 24/01/2012.

SANTORO, Gláucio; GONÇALVES, Marcio. Twitter Corporativo: Sua Marca em 140 Caracteres. Abril, 2011. Acesso em 25/01/2012

Downloads

Publicado

2012-12-10