O Twitter no jornalismo online

Autores

  • Adson Vinicius Santos Santana Santana
  • Lilian Cristina Monteiro França

Palavras-chave:

jornalismo online, Portal G1, mídia social., Twitter

Resumo

Resumo: Este artigo analisa o microblog Twitter e a conta que o Portal G1 possui na ferramenta. Buscou-se, também, evidenciar a trajetória do jornalismo online e as suas conquistas na web o que gerou uma mudança significativa na produção dos conteúdos jornalísticos, assim como nas rotinas jornalísticas. Destaca-se ainda a origem do microblog Twitter, criado em 2006, que despontou como rede social virtual saindo do âmbito pessoal, transformando-se numa mídia social digital rapidamente cooptada pelos meios de comunicação. Por fim, uma breve análise sobre os dados coletados da conta no Twitter do Portal G1 por meio de uma tabela constando 50 tweets que englobam os finais de semana.

Referências

AGUIAR, L. F. de; Twitter: Mobilidade e Colaboração em Rede Social a Serviço do Jornalismo. Acesso em: 15/01/2012.

CASAES, D.; GARCIA, R. T.; Produção e consumo de notícia: O Twitter enquanto ferramenta jornalística. Acesso em: 15/01/2012.

GARTON, L.; HAYTHORNTHWAITE, C. e WELLMAN, B. Studying Online Social Networks. Journal of Computer Mediated Communication, n.3, vol. 1, 1997. Acesso em: 25/01/2012.

JAVA, A.; SONG, X.; FININ, T.; TSENG, B. “Why We Twitter: Understanding Microblogging Usage and Communities”. Procedings of the Joint 9th WEBKDD, 2007. Acesso em: 16/01/2012.

MARTELETO, R. M.; Análise de redes sociais – aplicação nos estudos de transferência da informação. Acesso em: 15/01/2012.

MIELNICZUK, L. Jornalismo na Web: uma contribuição para o estudo do formato da notícia na escrita hipertextual. Tese (Doutorado em Comunicação e Culturas Contemporâneas), Faculdade de Comunicação da Universidade Federal da Bahia, 2003. Acesso em: 15/01/2012

MOTA, F.; CARVALHO, R. M. de.; Jornalismo, democracia e as redes sociais na Internet: twitter uma possibilidade para uma formação de uma esfera pública. Acesso em: 25/01/2012.

NUNES, V. O que está acontecendo. Acessado em: 16/01/2012.

PALAZI, A. P.; ZANOTTI, C. A.; O Twitter no jornalismo: uma aproximação com a obra pioneira de Otto Groth. Acesso em: 15/01/2012.

QUIVY, Raymond.; CAMPENHOUDT, Luc Van. Manual de Investigação em Ciências Sociais. Lisboa, 1992. Acesso em 10/07/2012.

RECUERO, Raquel. Mídia Social além do hype. Acesso em: 16/01/2012.

RECUERO, R. (2009), Informação e credibilidade no Twitter, Jornalistas da Web, Rio de Janeiro. Acesso em: 15/01/2012.

REVISTA EXAME. “ Twitter tem 100 milhões de usuários ativos - Desses, 50% ativam diariamente a rede social, avaliada em US$ 8 bilhões”. Acessado em: 17/01/2012.

SILVA, Fernando Firmino da. Moblogs e microblogs: jornalismo e mobilidade em: Blogs.Com: estudos sobre blogs e comunicação. Momento Editorial, 2009. Acesso em 17/01/2012

SILVA, Francisco Antônio Machado; CHRISTOFOLETTI, Rogério. JORNALISMO EM 140 TOQUES: análise de três contas do Twitter no Brasil. Acesso em 24/01/2012.

TELLAROLI, T. M.; O uso do Twitter pelos portais de notícia UOL, TERRA E G1. Acesso em 15/01/2012.

TRÄSEL, M. A pluralização no webjornalismo participativo: uma análise das intervenções no Wikinews e no Kuro5hin. Dissertação (Mestrado em Comunicação e Informação), Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2007. Acesso em 16/01/2012.

WIKIPÉDIA. A enciclopédia livre. G1. Acesso em 24/01/2012

ZAGO, Gabriela da Silva. O Twitter como suporte para produção e difusão de conteúdos jornalísticos. In: 6º Encontro Nacional de Pesquisadores em Jornalismo, 2008, São Bernardo do Campo, SP. 6º SBPJor, 2008a. Acesso em: 16/01/2012.

Downloads

Publicado

2012-12-10