Notícia em 140 caracteres: o Twitter como ferramenta de apoio ao jornalismo online
Palavras-chave:
Jornalismo online, TWITTER, mídia socialResumo
Resumo: O presente artigo analisa o modo pelo qual as notícias são construídas e propagadas através do microblog TWITTER. Criado em 2006 e hoje um expoente da mídia social, o TWITTER perdeu um pouco do seu valor doméstico e ressaltou a sua funcionalidade como difusor e agregador de conteúdo, fazendo com que veículos midiáticos despertassem seu interesse pela ferramenta. O teor jornalístico no microblog é trabalhado ao máximo para ser conciso e direto, sendo na maioria das vezes exposto no formato de links acompanhados de textos resumidos, ou ainda de modo que se apresentem em compactos blocos de texto os aspectos principais sobre a notícia, de modo a atualizarem e informarem ao leitor. Para construção deste estudo, analisou-se o perfil do veículo midiático G1 e dividiram-se os tweets em três categorias: tweets que contenham somente links, tweets que contenham texto e links, e tweets que contenham textos completos em 140 caracteres. Dessa maneira, constituiu-se um panorama sobre a rede social e sua real funcionalidade para o jornalismo online.
Referências
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