Relações de poder na mídia: as piadas como ferramenta de comunicação e interatividade
Palavras-chave:
Gêneros digitais, Piadas, FacebookResumo
Resumo: Este artigo pretende analisar as piadas como gênero presente nas redes sociais, em especial o Facebook como instrumento discursivo de comunicação e de poder, pois tem uma intenção do emissor. Assim, as piadas constituem ideologias estigmatizadas pela sociedade e compartilhadas rapidamente pela mídia, o que dá acesso aos que leem de participarem curtindo e compartilhando suas informações a depender de suas intenções sociocomunicativas. Como corpus da pesquisa serão utilizadas as piadas postadas no Facebook, numa abordagem qualitativa, ancorados aos referenciais de Marcuschi (2001), Ramos (2010), Possenti (2003) e Foucault (2003, 2008). Dessa maneira percebemos que esses recursos comunicativos contribuem para a formação de ideologias e de opiniões, podendo ou não fortalecer ou reproduzir comportamentos variados na sociedade.
Referências
FOUCAULT, Michel. A Ordem do Discurso. 15ª Edição. Trad. de Laura Fraga de Almeida Sampaio. São Paulo: Loyola, 2003.
FOUCAULT, Michel. Microfísica do poder; Organização e tradução de Roberto Machado- Rio de Janeiro: Edições Gral, 1979.
FOUCAULT, Michel. Vigiar e punir; história da violência nas prisões. 16ª edição. Tradução Raquel Ramalhete. Petrópolis: Vozes, 2008.
GREGOLIN, Rosário. Discurso e Mídia: a cultura do espetáculo. São Carlos: editora Claraluz, 2004.
KOCH, I; ELIAS, Vanda Maria. Ler e compreender: os sentidos do texto. São Paulo: Contexto, 2006.
MARCUSCHI, Luiz Antonio (2001). Da Fala para a Escrita: Atividades de Retextualização. São Paulo: Editora Cortez.
ORLANDI, Eni Puccinelli. Análise do Discurso: princípios e procedimentos. 4ª edição. Campinas, São Paulo, 2002.
ORLANDI, Eni Puccinelli. As formas do silêncio: no movimento dos sentidos. - 6ª ed. – Campinas. SP: Editora da UNICAMP, 2007.
POSSENTI, Sírio. Limites do Humor. Língua e Literatura, limites e fronteiras. Letras nº 26, UFSM, 2003.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2015 Ciencidade-Ciberpub
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.