Internetês: um estudo de caso
Palavras-chave:
Texto Digital, Internetês, HashtagsResumo
Resumo: O presente trabalho tem por objetivo analisar o uso do internetês e se o uso das hashtags apresenta um novo padrão de escrita ou se seu uso se aproxima da norma culta, com base nos estudos de Freitag et al (2006) e Thurlow & Brown (2003). Os aspectos linguísticos presentes nas hashtags não representam uma variação linguística, nota-se o uso pouco frequente da máxima da brevidade e velocidade, a homofonia torna-se ausente uma vez que os indivíduos preferem o uso da norma culta, quando a última máxima da aproximação fonológica se apresenta pouco frequente no corpus analisado.
Referências
BAKHTIN, M. Estética da Criação Verbal. Trad. M. E. G. Pereira, São Paulo: Martins Fontes, p, 181-360. 1997.
BRITO, F. F. V.; SAMPAIO, M. L. P. "Gênero digital: a multimodalidade ressignificando o ler/escrever". In: Signo (UNISC. Online), v. 38, nº 64, p. 293-309, 2013.
COSTA, G. B. "A escrita no ambiente digital e suas implicações para o ensino de Língua Portuguesa". In: Revista Philologus, v. 53, p. 7, 2012.
COSTA, S. R. "Oralidade, escrita e novos gêneros (hiper)textuais na Internet". In: FREITAS, M. T. A.. COSTA, S. R.. Leitura e escrita de adolescentes na internet e na escola. Belo Horizonte: Autêntica, 2005.
FREITAG, R. M. K. ; SILVA, M. F. "Uma análise sociolinguística da língua utilizada na Internet: implicações para o ensino da Língua Portuguesa". In: Revista Intercâmbio, volume XV. São Paulo: LAEL/ PUC-SP, ISNN 1806-275X, 2006.
MARCUSCHI, L. A. "O hipertexto como novo espaço de escrita em sala de aula". In: Linguagem e Ensino, vol. 4, nº 1, 2001, p. 9-111.
_________________. Produção textual, análise de gêneros e compreensão. São Paulo: Parábola Editorial, 2008.
THURLOW, C.; BROWN, A.. "Generation Txt? The sociolinguistics of young people's text-messaging". In: Discourse Analysis Online, 1.1. 2003.
MURANO, Edgard. O texto na era digital. 2011.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2015 Ciencidade-Ciberpub
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.