Chamada 2020
O periódico Ciberpub (ISSN:
2317-1588) recebe até 15 DE DEZEMBRO DE 2020 artigos
científicos EM VÍDEO para a sua “Edição
Especial – Libras”, com previsão de publicação para dezembro de 2020. O Ciberpub é
um periódico de fluxo contínuo que possui como objetivo viabilizar a produção e a leitura de uma variante hipertextual e
multimodal do gênero artigo científico para a divulgação científica nas
áreas de Linguística, Comunicação e Educação. Neste espaço, a linguagem é o
eixo transversal para discutir, divulgar, apontar soluções ou, até mesmo,
questionar sobre diversos assuntos.
PRAZO PRORROGADO!!!
Os autores interessados em submeter seus trabalhos ao Ciberpub deverão enviá-los através do site www.ciberpub.com.br. Inicialmente, os trabalhos serão avaliados pelos editores e, posteriormente, serão encaminhados a membros do conselho editorial e/ou consultores ad hoc, que finalizarão o processo de seleção dos textos.
Como parte do processo de submissão dos artigos em vídeo, o trabalho deve estar acompanhado de UM PAPER (entre 3.000 e 5.000 palavras). Além disso, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em https://www.ciberpub.com.br/index.php/revista/about/submissions. O vídeo e o paper deverão compor o mesmo arquivo (HTML), conforme orientação do periódico.
Para um artigo em língua de sinais, novas normas são necessárias, pois é preciso criar um novo artigo sinalizado, que, no nosso caso, vem acompanhado de um artigo escrito em português (paper). Caso o autor do texto não saiba sinalizar, um profissional tradutor/intérprete pode traduzir, com a devida autorização deste expressa no vídeo.
Para a gravação do vídeo, deverá ser utilizado um fundo branco e limpo, sem nada. Evitar fundo com decorações, quadros e móveis, paredes com relógios, pinturas, cômodas etc. Também é preciso cuidado com a iluminação. Por exemplo, o ambiente não pode estar muito escuro, nem muito claro, é preciso equilíbrio para boa visualização dos sinais. Evite movimentações que produzam sombra ou que atrapalhem a visualização.
A imagem do sinalizante também é muito importante. Por isso, orienta-se que não sejam utilizados acessórios ou vestimentas que inviabilizem uma leitura clara. Como sugestão, usem roupas lisas, cabelos presos, o mais simples possível. Além disso, orientamos evitar roupas com mistura de cores, fotos, estampas, desenhos, faixas horizontais ou verticais, logomarcas. A blusa precisa ser de cores únicas e lisas, conforme os objetivos e seções do trabalho e as pessoas que estão sinalizando. Por exemplo, se a pessoa que está sinalizando é branca, vai utilizar as três seguintes cores: camisa azul para títulos, subtítulos, seções e subseções; camisa preta para texto longo e camisa vermelha para citações. Se a pessoa for negra, deve utilizar: camisa azul para títulos, subtítulos, seções e subseções; camisa cinza para texto longo e camisa vermelha para citações.
O tom da camisa para texto longo pode variar, pois vai depender da cor e do tom de pele da pessoa que estiver sinalizando. O principal e mais importante é a diferença da cor da pele da pessoa para a camisa, ou seja, o contraste que vai contribuir para uma melhor visualização do texto sinalizado. Sugestão: apresentação de autores e título (azul), texto (preta ou cinza), citação (vermelha), texto continuando (preta ou cinza).
Para sinalização e postura adequadas em vídeo, orientamos utilizar a proporção de tela 16:9 (widescreen), um formato de tela menor fica muito curto e corta a sinalização. As resoluções de telas e FPS são Full HD 1920x1080 ou HD 180x720, 29 fps (quadros por segundo). Sobre a posição do sinalizante, sempre deixe um espaço acima da cabeça e um espaço em que sua postura encaixe na tela de 16:9. Orientamos que não sinalizem fora do quadrante, sinalizando muito para cima ou para as laterais, porque os sinais serão cortados. Lembrem-se de manter a câmera fixa em suporte para que não haja interferência na imagem, tremores, por exemplo. Por fim, o vídeo deve ser armazenado e incorporado, conforme as orientações e sugestões para edição em formato HTML, disponíveis em https://www.ciberpub.com.br/index.php/revista/about/submissions. O CIPERPUB aceita vídeos que tenham duração de 20 a 40min.
Primeiro, identifica-se o autor (ou autores) com seu nome digitado e seu respectivo sinal. Se houver intérprete que não seja autor, também deve ser incluída sua identificação (e autorização de divulgação) também de forma sinalizada. Para entrada de título: sinal título + título, se houver subtítulo: sinal subtítulo + subtítulo. Devem ser sinalizadas as seguintes informações: para autores = sinal + nome digitado + e-mail; para tradutores: sinal + nome digitado + e-mail + mensagem de autorização. O nome e o email também devem constar no vídeo.
Em seguida, apresenta-se a seguinte sequência: Introdução, Desenvolvimento e Conclusões. A Introdução é onde se inclui como surgiu a temática da pesquisa, mostrar os problemas de pesquisa, explicar seus motivos, a hipótese, os objetivos da pesquisa, a explicação do trabalho como um todo. A cor para essa seção, sendo a pessoa branca ou negra, é sempre azul. Em seguida, o Desenvolvimento é a principal seção dentro do vídeo em língua de sinais. Subdivide-se em três etapas: a) o desenvolvimento teórico, opiniões, debates, perguntas de pesquisa, temática desenvolvida; b) explica-se qual a metodologia de pesquisa; c) os resultados dos diálogos e interações. Essas três etapas configuram o que chamamos de desenvolvimento. A conclusão é a parte final do artigo em língua de sinais. Na conclusão, são incluídas as narrativas, as experiências que contribuíram para a pesquisa, a verificação do cumprimento ou não de objetivos ou de respostas para a questão de pesquisa, ou seja, o que foi encontrado durante o desenvolvimento do trabalho. Como sugestão, a entrada do Desenvolvimento e da Conclusão deve ser sinalizada com camisa azul e o texto longo camisa preta ou cinza (pessoas brancas ou negras, respectivamente).
O significado da citação é quando no texto já existe algo que foi dito por outra pessoa e você retoma essa porção textual e traz para o seu texto, para conferir credibilidade e segurança à sua pesquisa, também para mostrar o debate e a existência de outras pesquisas relacionadas ao seu trabalho. No texto escrito, em língua portuguesa, aparecem relacionadas à citação as seguintes informações: nome do autor, ano e número de página. Se no vídeo houver presença de citação, deve-se incluir essas três informações, de forma sinalizada e também devem aparecer na tela. Observem, a seguir, alguns tipos de citação que você pode utilizar no seu trabalho:
PAPER é, basicamente, um artigo científico de menor extensão, mas com elementos estruturais semelhantes. Para submissão, ele deve possuir entre 3.000 e 5.000 palavras, ser inserido após o vídeo no mesmo HTML e seguir as Diretrizes para Autores no link https://www.ciberpub.com.br/index.php/revista/about/submissions. A sugestão é que seja produzido um roteiro antes das gravações para facilitar tanto a produção do vídeo quando a elaboração do paper. O periódico aceita a submissão de textos com até quatro autores, sendo que um deles deve possuir, no mínimo, o título de especialista.
Todas as normas formas baseadas em publicações de conteúdo semelhante, como a Revista Brasileira de Vídeo-Registros em LibrasContato: ciberpub@gmail.com
Prof. Dr. Lucas Pazoline da Silva Ferreira
Prof. Msc. Lorena Gomes Freitas de Castro